"O passado não reconhece seu lugar: está sempre presente (Mário Quintana)

6.5 - Hebreus; Fenícios; Persas.

A Palestina é uma terra formada por uma faixa de terra cercada pela Síria, pela Fenícia e pelo deserto da Arábia. A região é descrita pela Bíblia como uma terra fértil escolhida por Deus para fixar Abraão e sua tribo. A seguir vamos estudar os três povos da Antiguidade Oriental que ocuparam a região da Palestina: hebreus, persas e fenícios. Perceberemos como os hebreus, mesmo não constituindo um império e tendo uma história marcada por perseguições, preservaram sua unidade cultural; de que modo os fenícios tornaram-se grandes marinheiros e comerciantes; e como os persas conquistaram e organizaram um dos maiores impérios do mundo antigo.  

HEBREUS
         A história do povo hebreu é profundamente marcada por migrações, perseguições, fugas e lutas. Apesar dessa condição e de não terem construído um império, o os hebreus conseguiram conservar sua cultura. A principal herança transmitida pelos hebreus à humanidade é o culto a um único deus, isto é, o monoteísmo.[1] A principal fonte para estudarmos e conhecermos a história dos hebreus é o Antigo Testamento da Bíblia. [2] A história política dos hebreus é dividida em três grandes períodos: governo dos patriarcas, governo dos juízes e governo dos reis.


Governo dos Patriarcas

Segundo a Bíblia, os hebreus eram nômades, viviam da criação de animais nas proximidades da cidade de Ur, na Mesopotâmia, e se organizavam em comunidades tribais chefiadas por patriarcas.  [3] Por volta de 2000 a. C, liderados por Abraão, os hebreus partiram em busca de água e boas pastagens e estabeleceram-se na Palestina, chamada também de Terra Prometida ou Terra de Canaã. [4]
Durante muito tempo viveram na Palestina dedicando-se a agricultura e ao pastoreio, até que, por volta de 1800, depois de um período de seca e fome, foram obrigados a migrar para o Egito, na época dominado pelos hicsos. Enquanto os hicsos controlaram a região os hebreus viveram em liberdade no Egito, porém, após esses terem sido derrotados pelos egípcios, foram escravizados pelo faraó que acusava o povo hebreu de ter colaborado com os invasores. De acordo com a Bíblia, depois de mais de trezentos anos sendo escravizados pelos egípcios, Moisés recebeu de Deus a missão de libertar o povo hebreu e reconduzi-lo à Terra Prometida.
A fuga dos hebreus do Egito é conhecida como Êxodo. A viagem de retorno à Palestina, que teria levado quarenta anos, foi marcada por uma série de fantásticos acontecimentos, como a travessia do Mar Vermelho[5] e o recebimento das tábuas contendo os Dez Mandamentos. [6]
















            Governo dos Juízes

Ao chegarem à Palestina os hebreus tiveram que lutar contra os cananeus e, posteriormente, contra os filisteus, povos que ocupavam a região. Como os hebreus nessa época estavam divididos em doze tribos, os hebreus escolheram os juízes, chefes políticos, militares e religiosos, para comandá-los. Josué, sucessor de Moisés, foi o primeiro juiz hebreu e iniciou a luta pela reconquista da Palestina. Depois de Josué, se destacaram Sansão e Samuel.
As lutas duraram quase dois séculos e, apesar da vitória sobre os cananeus, os hebreus enfrentavam inúmeros problemas sociais. Para solucionar esses problemas, os resolveram adotar a monarquia e centralizar o poder para enfrentar os filisteus. No ano de 1020 a. C, Samuel convocou a Assembleia que escolheu o primeiro rei.

Governo dos reis

O primeiro rei dos Hebreus, que passou a comandar todas as tribos, foi Saul. Davi, filho e sucessor de Saul, derrotou definitivamente os filisteus, completou a conquista da Palestina e transformou a cidade de Jerusalém em capital política e religiosa do reino hebreu. Após a morte de Davi, seu filho, Salomão, ocupou o trono e completou a organização da monarquia, tornando-se o rei mais importante dos  hebreus.  Salomão fez um acordo de paz com o Egito, intensificou o comércio com outros povos, principalmente com os fenícios, reforçou o exército e concluiu a construção do templo de Jerusalém, iniciada no reinado de Davi. Ao mesmo tempo, para sustentar o luxo da corte, Salomão aumentou a cobrança de impostos sobre o povo.
Após a sua morte, no ano de 920 a.C, o reino passou a ser governado pelo seu filho, Roboão, que aumentou ainda mais o valor dos impostos cobrados.  Os altos impostos e a rivalidade entre as tribos do norte e do sul provocaram grande descontentamento e o início de uma série de revoltas.  Essa crise resultou na divisão do reino Hebreu em duas partes: ao norte, Israel, com capital na cidade de Samaria, e ao sul, Judá, que teve como capital a cidade de Jerusalém[7] Divididos, os hebreus não tiveram forças para suportar os ataques de outros povos que procuravam expandir suas terras.
Em 722 a. C, o reino de Israel foi dominado pelos assírios, liderados por Sargão II. Cerca de 150 anos depois, por volta de 586 a.C, os babilônios, comandados pelo rei Nabucodonosor, conquistaram o reino de Judá. Muitos hebreus foram escravizados e levados para a Babilônia, iniciando assim, o período do Cativeiro da Babilônia. [8] Após o fim desse período, que durou cerca de cinquenta anos, teve início a chamada Diáspora, isto é, a dispersão do povo hebreu. A Palestina foi conquista pelos macedônios e depois pelos romanos. Apesar de lutarem contra esse domínio, os hebreus foram expulsos da Palestina e se espalharam pelo mundo. [9]

FENÍCIOS

Assim como os hebreus, os fenícios também habitavam a Palestina. Ocupavam uma estreita faixa de terra situada entre as montanhas do atual Líbano e o Mar Mediterrâneo.(área de cerca de 200 km de comprimento e 40 km de largura). Apesar de aproveitarem as áreas férteis de seu território para a criação de gado e plantio de trigo e videiras, a região não favorecia o desenvolvimento  da agricultura. 
As montanhas, apesar de  servirem como uma espécie de barreira natural, que protegia a civilização fenícia contra possíveis ataques de povos vizinhos,  dificultavam, ao mesmo  tempo, a expansão dos fenícios em direção ao continente.   Com poucas terras próprias para o cultivo e com poucas chances de ampliar seu território, a melhor alternativa encontrada pelos fenícios foi aproveitar o litoral e a existência de bons portos naturais. Essas condições geográficas e a mais a grande quantidade de madeira apropriada para a construção de navios, permitiram que os fenícios se dedicassem a navegação marítima e ao comércio. Com grandes e resistentes embarcações, os fenícios especializaram-se na navegação marítima e foram, pouco a pouco, intensificando as relações comercias com outros povos.  

  Além da construção naval, os fenícios tiveram também grande destaque no artesanato produzindo cerâmica, vidro, tecidos, tapetes, joias, perfumes, armas e especialmente um corante para tingir tecidos. Com essa grande variedade de produtos, os fenícios expandiram suas relações comerciais e fundaram na extensão do Mar Mediterrâneo inúmeras colônias que serviam como entrepostos comerciais. Entre as colônias mais importantes estão Cartago, na África, e Cádiz, na Península Ibérica.





As cidades fenícias

Os fenícios não mantinham um governo centralizado, ou seja, não formaram um Estado unificado. A Fenícia era formada por várias cidades independentes, cada uma possuindo um governo próprio e um rei que passava seu poder hereditariamente e tinha seu poder limitado por um conselho formado pelos comerciantes mais ricos. Entre as principais cidades fenícias destacamos: Ugarit, Biblos, Sídon e Tiros. Essas cidades disputavam o controle das melhores rotas comercias e dos mercados mais distantes, porém, nenhuma delas conseguiu obter a hegemonia sobre as demais e tornar-se uma potência militar. A partir do século VIII a. C, os fenícios foram dominados por outros povos. Em 322 a.C a Fenícia foi totalmente conquistada pelo imperador da Macedônia, Alexandre Magno.


PERSAS
Os persas ocuparam o planalto do atual Irã, uma região montanhosa, rodeada por desertos e com poucas planícies. Por volta de 1500 a.C essa região era ocupada por diversas tribos e entre essas tribos se destacavam os medos e os persas. Até o século VII a.C os medos dominavam os persas, porém, em 550 a.C, comandados por Ciro, os persas derrotaram os medos e unificaram todos os povos da região. 
 A monarquia persa era hereditária e o rei podia escolher como herdeiro qualquer um dos seus filhos. Os reis eram considerados representantes dos deuses e, apesar de terem plenos poderes sobre seus súditos, consultavam um grupo de ministros. Ciro, e seus sucessores, Cambises e Dario I, conquistaram egípcios, hebreus, fenícios, assírios e babilônios, constituindo um dos maiores impérios da Antiguidade, com aproximadamente 5 milhões de Km². Diferente de outros, os persas procuravam ser tolerantes com os povos que eram vencidos e dominados, aceitando os costumes, os deuses e as culturas locais. Somente os gregos conseguiram dominar o poderoso Império Persa.
















A administração do grande império

A ampliação do império fez com que os Persas passassem a se preocupar com a administração. Para controlar um império formado por povos de origem, língua, costumes e religiões muito diferentes e acalmar as constantes revoltas, Dario I dividiu o imenso território em vinte províncias, chamadas de satrapias, e nomeou, para cada uma delas, um administrador que eram  chamados de sátrapas.  Cada governador de província tinha a missão de cobrar e recolher impostos, fazer a justiça, supervisionar as obras públicas e organizar os exércitos.
Cada satrapia tinha que contribuir com o governo central pagando tributos com metais preciosos, mas também entregando cavalos, gado e alimentos. Desse modo, o Império Persa era não só o maior em existência mas também o mais bem organizado. Os persas tiveram diversas capitais: Susa, Ecbátana, Babilônia, Persépolis e a antiga Pasárgada.
Temendo ser traído e precavido contra o excesso do poder desses administradores, o rei enviava para cada uma das províncias pessoas de sua confiança que eram encarregadas de fiscalizar os sátrapas.  Esses inspetores ficaram conhecidos como “olhos e ouvidos do rei.”  Para garantir a unidade do grande império, Dario aperfeiçoou os transportes e as comunicações ordenando a construção de uma grande rede de estradas e desenvolvendo um interessante sistema de correios. Para garantir a unidade do grande império, Dario aperfeiçoou os transportes e as comunicações ordenando a construção de uma grande rede de estradas e desenvolvendo um interessante sistema de correios. Para facilitar o comércio Dario estabeleceu uma moeda única (darico) e adotou uma língua oficial (aramaico) que deveria ser utilizada por todos os funcionários do governo. Em cada região havia também normas locais que eram registradas em escrita.

VÍDEOS:

Hebreus - Grandes Civilizações (completo).


                            Persas - Grandes Civilizações (completo).



QUESTÕES:

1) Como normalmente é dividida a história do povo hebreu?

2) Por que o povo hebreus emigrou para o Egito? Que motivos tiveram os hebreus para abandonarem o Egito? Quem conduziu o povo hebreu de volta para a Palestina? Como é conhecida essa passagem da história dos hebreus?

3) Com suas palavras, descreva o retorno dos hebreus para a Terra Santa destacando os principais acontecimentos.

4) Após deixarem o Egito e chegarem a Palestina, os hebreus passaram a ser governados pelos juízes. Qual foi o desafio que os hebreus tiveram que enfrentar nesse período?

5) Qual foi o primeiro rei dos hebreus e qual seu principal feito?

6) Por que Salomão é considerado o rei mais importante dos hebreus?

7) Após a morte de Salomão ocorreu o chamado cisma, isto é, a divisão do povo hebreu em dois reinos. Quais foram os dois reinos? Qual foi a principal consequência dessa divisão?

8) O que foi o Cativeiro da Babilônia? Quem foi o responsável por libertar os hebreus desse cativeiro?

9) O que foi a Diáspora na história do hebreus?

10) Descreva as características geográficas da região ocupada pelos fenícios.

11) Por que razões os fenícios desenvolveram o alfabeto? Que diferença havia entre o alfabeto fenício e os sistemas de escrita anteriores? 

12) Quais foram as principais cidades fundadas pelos fenícios? Por que essas cidades eram independentes uma das outras e por que eram rivais?

13) Os persas construíram um dos maiores impérios da antiguidade, composto por povos de diversas origens. Qual foi a estratégia adotada pelos persas para administrar o império que conquistaram?

14) Quais eram as obrigações dos governadores das províncias que eram nomeados pelo imperador? Como o imperador tentou se proteger contra as possíveis traições desses governadores?

15) Como os persas fizeram para manter a unidade do império?

17) Com suas palavras, escreva sobre a crença religiosa dos persas. 


[1] A religião dos hebreus é o judaísmo, pela qual, o único deus é Javé. Os judeus acreditam na vinda de um messias, enviado por Deus para conduzir os homens a salvação eterna.

[2] A Bíblia é chamada pelos hebreus de Torá, composto pelos cinco primeiros livros bíblicos (Gênesis, Êxodos, Levítico, Números e Deuteronômio).

[3] Entre os principais patriarcas estão Abraão, Isaac e Jacó.

[4] Conforme a Bíblia, Abraão recebeu de Deus a tarefa de conduzir o seu povo a essa Terra Prometida.

[5] A travessia do Mar Vermelho: Segundo o relato bíblico, os egípcios, depois de enfrentar várias pragas enviadas por Deus, concordaram em libertar os judeus, mantidos como escravos. Liderados por Moisés, os judeus partiram em direção à Terra Prometida (no atual Israel). Mas o faraó egípcio se arrependeu de tê-los deixado ir e enviou um exército para persegui-los. Ao chegar às margens do mar Vermelho, Moisés faz com que as águas se abrissem para a travessia dos judeus, e se fechassem em seguida, afogando os soldados egípcios. Para começar, muitos historiadores sustentam que Moisés e o Êxodo são lendas sem fundamento histórico. Já os pesquisadores que acreditam no relato bíblico contestam detalhes importantes do episódio.

[6] No caminho para a Terra Prometida os judeus acamparam próximo ao Monte Sinai. Segundo a crença, Moisés escalou a montanha e recebeu de Deus as tábuas que continham os Dez Mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas; Não tomar seu santo nome em vão; Guardar os dias do senhor e os das festas; Honrar pai e mãe; Não matar; Não pecar contra a castidade; Não furtar; Não levantar falso testemunho; Não desejar a mulher do próximo; Não cobiçar as coisas alheias.

[7] Os membros das dez tribos que habitavam o reino de Israel continuaram a ser conhecidos como israelitas, enquanto os que habitavam o reino de Judá passaram a ser conhecidos como judeus.

[8] Os hebreus foram escravizados pelos babilônios até 538 a.C, quando Ciro I, rei dos Persas, conquistou a Babilônio e permitiu que os hebreus retornassem à Palestina.

[9] O território antigamente ocupado pelos hebreus só foi recuperado pelos seus descendentes em 1948, com a criação do Estado de Israel. Mesmo assim, a Palestina segue sendo disputada ainda hoje por dois povos: judeus israelenses e os árabes. Os primeiros afirmam ter direito histórico sobre a região, o segundo julga ter direito adquirido, já que ocuparam o território por muito tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário