"O passado não reconhece seu lugar: está sempre presente (Mário Quintana)

9.4 - A Primeira Guerra Mundial (1914 - 1919)



O número de países envolvidos, o tamanho dos exércitos que se enfrentaram e o número de mortos na guerra que ocorreu entre 1914 e 1918, inéditos até então, explicam o porquê dela ter sido chamada de Primeira Guerra Mundial. Ao terminar a guerra, a Inglaterra deixou de ser a principal potência e os Estados Unidos passaram a controlar a economia mundial. Tanto nos países vencedores como nos países derrotados surgiram graves problemas e o mundo entrou em um período de grande instabilidade.

Os motivos para a Primeira Guerra Mundial  

Apesar de as grandes potências terem praticado durante a maior parte do século XIX a política de equilíbrio de forças, após o fim da guerra franco-prussiana[1], em 1871, teve início um período de grande tensão, conhecido como Paz Armada[2] e caracterizado pela corrida armamentista e pela formação de alianças. A rivalidade entre as grandes potências europeias atingiu seu ponto máximo no início do século XX. A acirrada disputa colonial, a concorrência econômica e a forte disputa nacionalista estão entre os principais motivos para a guerra.


A disputa colonial: a II Revolução Industrial teve como uma de suas consequências a disputa por [3]
novos mercados consumidores de produtos industrializados e fornecedores de matéria prima, principalmente nos continentes africanos e asiáticos. A intensa disputa por novas áreas coloniais acirrou as rivalidades entre os países europeus e é considerada uma das principais razões da Primeira Guerra Mundial.
Concorrência econômica: A disputa colonial era motivada pela forte concorrência econômica que havia entre os países industrializados. A rivalidade era maior entre ingleses e alemães. Dificultar a expansão econômica do país concorrente foi uma estratégia muito utilizada.

Disputa nacionalista: Na Europa surgiram vários movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar povos de raízes culturais semelhantes dentro do mesmo território e formar assim único Estado. O sentimento nacionalista estimulava a expansão territorial e, logo, o desentendimento entre diversos países. [4]

Em meio a esse clima de tensão, as grandes potências, procurando somar forças para enfrentar uma possível guerra, passaram a firmar tratados de aliançaEm 1907 já estavam formados dois blocos principais. A Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, e a Tríplice Entente, formada por Inglaterra, França e Rússia. Os integrantes dos dois blocos passaram a investir ainda mais em armamento e na formação de exércitos. Apesar de a paz ser mantida graças ao sistema de alianças e ao poderio de cada um dos países, estava tudo pronto para a guerra.  O menor incidente já seria suficiente para provocar o início do conflito. 




O início do conflito:

Vários acontecimentos determinaram o começo da guerra, a maioria deles ligados aos interesses nacionalistas e a disputa colonialista. Alemanha e França tinham vários desentendimentos em relação à posse da região do Marrocos, no norte da África. Fazendo valer a política de alianças, os franceses reconheceram os interesses da Inglaterra o Egito e em troca receberam o apoio dos ingleses na discussão com os alemães.  Interessada principalmente no petróleo da região, a Alemanha desejava construir uma ferrovia ligando Berlim até Bagdá, no Império-Turco Otomano. O audacioso plano alemão, além de preocupar a Inglaterra, maior rival econômica da Alemanha, desagradava a Rússia que defendia o pan-eslavismo e pretendia anexar territórios por onde cruzaria a ferrovia.

A questão mais séria, porém, ocorria na região dos Bálcãs onde se chocava o nacionalismo da Sérvia, que recebia apoio da Rússia, e o expansionismo da Áustria-Hungria, que recebia apoio da Alemanha. No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, foi assassinado por um jovem estudante servo ligado ao grupo nacionalista Unidade ou Morte, conhecido também como Mão Negra.
Esse episódio serviu de pretexto para o governo austro-húngaro reforçar sua aliança com a Alemanha e Itália e declarar guerra a Sérvia, acionando assim, uma extensa rede de alianças. Rapidamente o conflito atingiu grandes proporções. Japão e Romênia entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente, enquanto que Turquia e Bulgária entraram ao lado da Tríplice Aliança. Em 1917 os Estados Unidos decide participar diretamente da guerra ao lado de ingleses e franceses.



AS DIFERENTES FASES DA GUERRA

1 ª FASE (guerra de movimento)

A Primeira Guerra Mundial costuma ser dividida em três momentos. A primeira fase do conflito foi caracterizada pela intensa movimentação dos exércitos envolvidos, pela ocorrência de grandes batalhas e pelo equilíbrio entre as diferenças forças. Os alemães tinham convicção de que venceriam a guerra em curto espaço de tempo adotando a estratégia de dominar primeiramente o exército francês, na frente ocidental, para a seguir derrotar os russo na frente oriental. Apesar de obterem importantes vitórias no início da guerra ao invadirem a Bélgica e a França, no oeste as tropas alemãs sofreram com o ataque dos russos.  Com a entrada da Inglaterra no conflito, o exército alemão acabou sendo detido pelos franceses na Batalha de Marne, quando já estavam a 40 Km de Paris. 



2 ª FASE (guerra de trincheiras)

Devido ao fato de nenhum dos lados obterem vantagens sobre o inimigo, a segunda fase foi marcada paralisação dos exércitos, que mais do que quererem avançar sobre o território inimigo procuravam garantir suas posições. Essa segunda fase da guerra ficou conhecida como guerra de trincheiras e marcou o rompimento da Itália com a Alemanha. Para todos os envolvidos ficou muito difícil vencer o inimigo através de estratégias e ataques e cada vitória era obtida a enormes custos financeiros e humanos. Tanto pelo enfrentamento de exércitos, como pela precariedade de recursos e condições de higiene nas trincheiras, que facilitavam a proliferação de epidemias, essa fase registrou o maior número de mortes da guerra.
Procurando impedir que o inimigo recebesse mantimentos essenciais para o esforço de guerra, alemães e ingleses  começaram a fazer uso de seus grandes navios e submarinos. É nesse momento, por exemplo, que o Brasil tem navios atacados por submarinos alemães e rompeu sua posição de neutralidade.  Em março e abril de 1917 dois acontecimentos foram decisivos para o desenrolar da guerra em sua última fase: A entrada dos Estados Unidos e a saída da Rússia.



Março de 1917 - A saída da Rússia

A Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos e sociais internos. Além disso, os soldados russos enfrentavam sérias dificuldades nos campos de  batalha, como falta de comida e munição. Em março de 1917 teve início na Rússia uma revolução popular contra o governo do Czar Nicolau II, que governava o país de forma absolutista, isto é, controlando todos os poderes. A população russa, em sua grande maioria, sofria com à falta de alimentos, combustível, emprego e, especialmente os camponeses, com os altos impostos cobrados.  
 Os revolucionários ocuparam as ruas de São Petersburgo, capital do país, e Nicolau II foi obrigado a renunciar.  O governo provisório que se instalou decidiu, apesar da das dificuldades, manter o exército russo na guerra o que provocou uma nova revolução. O Partido Bolchevique, liderado por Lenin, instalou um regime socialista na Rússia e anunciou a imediata retirada das tropas russas do campo de batalha. Em março de 1917 a Rússia assinou um acordo de Paz com a Alemanha (Paz de Brest-Litovsk). Pelo tratado os russos perderam os territórios  da  Estônia, a Lituânia, a Ucrânia e a Finlândia. Com a morte de Lenin, em 1923, Stalin assumiu a liderança do Partido Comunista. 


Abril de 1917 -  A entrada dos Estados Unidos
                                       
Inicialmente o governo dos Estados Unidos adotou uma posição de neutralidade em relação ao conflito que ocorria na Europa. Essa posição se devia aos grandes lucros obtidos pelos norte-americanos, que, logo perceberam a possibilidade de lucro ao exportarem grandes quantidades de alimentos e armas para os países europeus. Além disso, o governo concedia empréstimos de recursos financeiros que lhe renderiam lucros futuros e esperava, no campo político, intermediar os tratados de paz ao término do conflito. Apesar de sua posição de neutralidade, com o desenrolar da guerra ficou muito claro a preferência dos norte-americanos pelos países que formavam a Tríplice Entente. 
A Alemanha, adotando a tática de impedir que seus adversários recebessem mantimentos, bombardeou embarcações norte-americanas que levavam armas aos ingleses. O ataque sofrido provocou naturalmente a reação do governo dos Estados Unidos que declarou guerra aos alemães no dia 06 de abril 1917.  Além do ataque sofrido, outra importante questão pode explicar a entrada dos Estados Unidos de forma direta na guerra: o temor que havia, principalmente após a retirada dos russos, de a Tríplice Entente ser derrotada e aumentar assim o risco de não receberem o pagamento da grande quantidade de dinheiro emprestado. 

3 ª FASE (o fim da guerra)

O quadro de indefinição  que caracterizou a segunda fase do conflito foi modificado somente em 1917, quando o uso de tanques e aviões possibilitou a superação das trincheiras. A retirada das tropas russas, por mais debilitadas que pudessem estar, representava uma vantagem para a Alemanha que poderia concentrar todas as suas forças na frente ocidental. Porém, a entrada dos Estados Unidos, com mais de um milhão de solados, provocou um grande desequilíbrio de forças e alterou completamente o rumo do conflito. O grande poderio militar dos norte-americanos, especialmente aéreo, foi decisivo para a vitória da Tríplice Entente. Na França, as tropas da Tríplice Aliança conseguiram expulsar os alemães com uma vitória nos campos de batalha próximos ao rio Marne.
No final de 1918, estando completamente derrotada e sem a menor condição de reação, a Alemanha assinou o cessar-fogo que pôs fim a Grande Guerra. A partir de então, começaram as negociações diplomáticas que resolveriam a situação dos vencedores e dos vencidos na Primeira Guerra Mundial. Os alemães acreditavam em uma paz honrosa que foi proposta pelo presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, que entre outras coisas defendia o equilíbrio das relações entre os países garantindo a liberdade comercial e que não fossem fixados valores a serem pagos pelos derrotados. Entretanto, o tratado dos “14 pontos de Wilson”, como ficou conhecido, não foi aceito pelos países agredidos pela Alemanha durante a guerra. No começo de 1919, 27 países liderados por ingleses, franceses e norte-americanos, reuniram-se na Conferência de Paris com o objetivo de negociar os acordos de paz. No dia 28 de junho de 1919 foi assinado o Tratado de Versalhes, principal documento redigido nessa conferência.

O TRATADO DE VERSALHES: Para os vencedores, a Alemanha foi a grande responsável pela ocorrência da guerra. Desse modo, o Tratado de Versalhes aplicou duras penas aos alemães que tiveram que:

  Entregar à França a região da Alsácia-Lorena e outros territórios para belgas, dinamarqueses, poloneses. Além disso, suas colônias foram divididas em diversos países.
  Entregar material bélico e de transportes aos países vencedores.
  Pagar uma enorme indenização em dinheiro aos países vencedores (cerca de 30 bilhões de dólares).
  Reduzir o poderio de seus exércitos (no máximo 100 mil soldados) e ficaram proibidos de possuir aviação militar.
A conferência de Paz de Versalhes aprovou em abril de 1919 a criação da Liga das Nações que deveria agir como mediadora em casos de novos conflitos internacionais. Sua missão seria preservar a paz mundial, atendendo assim a um dos pedidos de Woodrow Wilson.  Por não ter muita representatividade política, já que Estados Unidos e Rússia optaram por não fazer parte da liga, a mesma não teve a capacidade atingir seus objetivos.  

O mundo após a guerra

Além do imenso número de mortos e feridos, a guerra provocou grandes transformações econômicas, sociais e políticas. Os principais países europeus foram destruídos economicamente e tiveram que enfrentar inflação e desemprego.  Ainda durante a guerra, observou-se, principalmente na Inglaterra, na França e na Itália a ascensão da mulher no mercado de trabalho, já que os homens em sua maioria estavam em combate e afastados das indústrias.  Terminada a guerra, as mulheres ganharam mais importância na sociedade.
Lucrando antes de entrarem oficialmente no conflito por fornecerem mantimentos aos países em guerra na Europa, e após, ao liberarem grandes somas de empréstimos que serviriam para reconstruir a Europa, os Estados Unidos foram os grandes vencedores da Primeira Guerra Mundial e tornaram-se a principal potência econômica tomando o lugar que antes era da Inglaterra. Os norte-americanos tornaram-se os maiores vendedores e credores do mundo, ou seja, muitos compravam e muitos deviam para os Estados Unidos.
Houve uma grande mudança no mapa da Europa.  Os três impérios europeus (alemão, austro-húngaro e russo) que dividiam entre si o território da Polônia, tiveram suas fronteiras alteradas depois da guerra e surgiram novos países. 





Com o passar dos anos, foram surgindo na Europa alternativas mais radicais para solucionar a forte crise econômica e financeira. Essas alternativas significaram a consolidação dos regimes totalitários, nazifascista, na Alemanha e na Itália, e socialista, na União Soviética. Por fim, a forma como foi estabelecido o Tratado de Versalhes, punindo rigorosamente a Alemanha, provocou mais tarde a reação das forças políticas que se organizavam naquele país e que não admitiam as humilhações impostas pelo tratado que é apontado por alguns como uma das causas para a Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1940. 

VÍDEOS:

Primeira Guerra Mundial - o fim de uma era.


Documentário - Nada de novo no front



QUESTÕES

1)      Relacione a expansão do imperialismo com o início da Primeira Guerra Mundial.

2)      Comente os motivos que geraram a situação de conflito entre as grandes potências europeias no início do século XX.

3)      Identifique os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no começo do século.

4)      Quais os principais blocos formados a partir dos tratados de aliança firmados entre as grandes potências europeias?

5)      Sintetize as diferentes fases da Primeira Guerra Mundial.

6)      Explique o que foi a Paz Armada.

7)      Qual foi o motivo que levou a Rússia abandonar a guerra em 1917?

8)      Que fatores determinaram a entrada dos Estados Unidos no conflito, em 1917? O que representou a entrada dos norte-americanos para o andamento da guerra?

9)        Como foi à participação do Brasil na guerra? De que forma país pode se desenvolver com a guerra? 

10)     A guerra teve consequências bem distintas para os países europeus e para os Estados Unidos. Destaque cada uma delas.

11)    Quais foram as principais determinações do Tratado de Versalhes?

12)    Qual era o objetivo da Liga das Nações criada após a Primeira Guerra Mundial?

13)     Por que muitos afirmam que o Tratado de Versalhes abriu caminho para a Segunda Guerra Mundial?

14)     Como os Estados Unidos puderam se tornar a principal potência mundial após a primeira guerra? 




[1] Foi um conflito armado envolvendo a França contra um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia, que se desenrolou entre 1870 e 1871. Em sua origem estava a política desenvolvida pelo chanceler prussiano Otto von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha. O Tratado de Frankfurt assinado a 10 de maio de 1871, acabou com a guerra, acabando por impor uma humilhante derrota à França, pois esta perdeu parte das províncias de Alsácia e Lorena e teve que pagar uma pesada indenização de guerra. Ao final da guerra os estados liderados pela Prússia formaram um novo país: a Alemanha.

[2] Nesse período os principais países da Europa passaram a fazer grandes investimentos na fabricação de material bélico e adotaram o serviço militar obrigatório. Ao fortalecerem seus exércitos e prepararem-se para a guerra os países intimidavam as nações rivais. O provérbio, "se desejas a paz, prepara-te para a guerra" traduz bem o espírito desse momento.

[3] Apesar do esforço da Conferência de Berlim em 1885, que procurou partilhar a África entre os principais países imperialistas, tornou-se impossível evitar o conflito militar diante do aumento da rivalidade no início do século XX.  Devemos lembrar que a Alemanha entrou tardiamente na disputa imperialista e bateu de frente com a França e com a Inglaterra na disputa por territórios na África.

[4] Pan-eslavismo: liderado pela Rússia e defendia a união de todos os povos eslavos da Europa Oriental; Pan-germanismo: liderado pela Alemanha e buscava anexar todos os territórios ocupados por povos de origem germânica da Europa central ao território alemão; Revanchismo francês: a França procurava recuperar os territórios perdidos para a Alemanha na guerra Franco-Prussiana em 1870.

[5] A Batalha do Marne ocorreu entre os dias 05 e 12 de setembro de 1914 e foi vencida pelo exército francês. A batalha marca o início de um novo momento na guerra, já que a partir dela os exércitos de ambos os lados praticamente paralisaram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário